top of page
Banners_Banner-Página-2.png
Site_íconeIcone-teste-de-paternidade.png

Teste de paternidade

pai-abracando-bebe-suavemente-e-com-cuidado.jpg

O que é Teste de Paternidade?

Teste de Paternidade ou Teste de DNA serve para determinar um possível vínculo genético entre dois ou mais indivíduos, ou seja, se há parentesco biológico entre eles.

 

Como é feita a análise do Teste de Paternidade?

O exame analisa pelo menos 22 regiões do genoma de cada indivíduo, a partir de uma amostra de sangue. Cada pessoa possui 50% do seu genoma herdado da mãe e 50% herdado do pai. Comparando os resultados, é possível estipular a afinidade genética.

 

Se o suposto pai já for falecido, ainda é possível fazer Teste de Paternidade?

Sim, na ausência do suposto pai é feito o Teste de Paternidade Reconstrução, a partir de material genético dos avós paternos. O material genético da mãe não é obrigatório, mas com ele o teste fica pronto mais rápido.

 

Quando houver dúvida sobre vínculo biológico com a mãe, o Teste de DNA pode esclarecê-la?

Sim, o Teste de DNA é comumente conhecido como Teste de Paternidade por ser a aplicação mais comum, mas ele também serve para comprovar a maternidade, e o vínculo genético entre irmãos.

 

O Teste de Paternidade é seguro?

O laudo obtido com a comparação dos genomas chega a 99,99% de precisão.

 

Quem pode solicitar o Teste de Paternidade?

Quem solicita o Teste de Paternidade é o filho do suposto pai. Se este for menor de idade ou estiver mentalmente incapacitado, o teste é solicitado em nome dele pela mãe ou outro responsável legal.

 

Onde é feito o Teste de Paternidade?

Apenas em laboratórios autorizados, de forma autônoma, por iniciativa das pessoas envolvidas, ou através de determinação judicial.

bottom of page